Check Up anual: a importância de cuidar da saúde

Veja por que o check up anual é importante para sua saúde e algumas dicas para ficar com a saúde do corpo em dia

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas hoje, acabam deixando para consultar o médico, somente quando já estão com algum sintoma de alguma doença, principalmente quando se trata de alguma dor. Mas vários estudos médicos apontam que a medicina preventiva pode e deve fazer parte do nosso cotidiano, pois pode inclusive ser a diferença entre vida e morte em alguns casos.

Doenças como câncer, linfomas e outros, podem ter uma chance de cura muito maior se diagnosticados mais cedo. No artigo de hoje vamos falar então da importância do check up médico anual, no diágnostico e tratamento de doenças. Acompanhe conosco.

checkup

O que é o check up anual?

O check up anual, nada mais é do que uma bateria de exames médicos, para nos certificarmos que nossa saúde está em dia. É um dos pilares da medicina preventiva. Os check ups podem prevenir diversas doenças, mas em especial aquelas que familiares já desenvolveram. Se um familiar teve alguma doença mais grave, então é fundamental que você se cuide ao máximo para evitar também desenvolver essa doença. E isso pode prevenido realizando o check up anual.

No caso de pessoas com doenças crônicas, esses exames completos e específicos devem ser feitos em um tempo ainda menor: de seis em seis meses. Isso garante que, se a pessoa tiver alguma complicação na doença, pode tratar de maneira certa e evitar que aquilo se manifeste de forma ainda mais agressiva.

Publicidade:

Como é feito?

saude-medico-checkO médico avaliador fará a composição do check-up de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Eletrocardiograma, eletrocardiograma de esforço, exames de sangue para função renal, hepática, urina, fezes, etc. Tudo acaba dependendo da avaliação que o médico fará.

Por que ele é tão importante?

Alguns especialistas defendem o check-up periódico dizendo que o custo de tratar as complicações da hipertensão arterial, por exemplo, são muito maiores que aqueles dos exames preventivos. Se o sujeito esperar demais, quando chegar a ser diagnosticado como hipertenso, já estará à beira de uma catástrofe. E as consultas periódicas podem ser um bom terreno para orientar sobre vacinas, tabagismo, alcoolismo, drogas, nutrição, obesidade, atividade física e pesquisar a incidência de depressão e violência doméstica.

Existem ainda outras doenças como vermes, tumores, inflamações, que podem ser tratadas a tempo com o checkup. Sem contar doenças mais raras como sífilis, meningite ou até o calcanhar de maracujá.

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso fazer o seu check up anual e ficar com a saúde em dia.

Até a próxima!

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *