Conheça os 5 melhores exercícios para definir os músculos

A conquista de um corpo bonito e com músculos definidos é o sonho de muitas pessoas, sobretudo mulheres. No entanto, quando você mesma gerencia seu treino é difícil saber quais as melhores atividades a fazer. A indecisão é uma grande vilã, que pode ter efeitos diretos na perda de resultados.

Os exercícios para definir os músculos geralmente trabalham com o peso do próprio corpo e não é preciso ir até a academia ou usar aparelhos complexos para a conquista de um corpo sarado.

Com exercícios em casa você consegue, sem ajuda nenhuma, criar uma rotina de atividades físicas regulares que mantém a boa forma. E o segredo está na escolha de movimentos diversos, que trabalhem vários membros ao mesmo tempo – definindo músculos e queimando as calorias.

1 – Pular Corda

Pular corda, apesar de uma prática simples, tem alto poder de queima calórica. A atividade aeróbica acelera o metabolismo do corpo, fazendo com que as gorduras extras (culotes, gorduras abdominais, etc) sejam utilizadas como fonte de energia.

Fique atenta a forma correta, para que o impacto não seja prejudicial para seu organismo. Você deve pular com os dois pés ao mesmo tempo e não uma perna de cada vez.

2 – Agachamento com salto

Esta técnica é muito praticada nas academias. A atividade física tem como principal objetivo definir a coxa e glúteos.

Basta flexionar as duas pernas até dobrar bem os joelhos. Depois suba novamente e dê um salto com os braços estendidos para cima. O pulo deve ser feito com a flexão dos pés, assim a panturrilha também pode ser trabalhada.

O número de repetições e séries vai depender da sua condição física. Uma avaliação com um médico antes de iniciar as atividades é recomendado. Não se aconselha ultrapassar as 30 repetições.

3 –  Abdução deitada

A Abdução é um complemento do exercício para ganhar massa muscular e fortalecimento na coxa e glúteos.

Publicidade:

Deitada do lado direito, encoste o cotovelo direito no chão e mantenha o braço esquerdo posicionado sobre o corpo. Você deve ficar ereta, de lado.

Eleve a perna de cima para baixo sem deixar encostar a perna suspensa no chão. Realize a operação dez vezes e descanse por um minuto. Repita o movimento deitada do outro lado, com a outra perna.

4 – Abdominal

Quem quer perder barriga ou conquistar a barriga tanquinho não escapará das abdominais. Esta sequência é a que melhor trabalha os músculos abdominais.

O jeito correto de realizar o exercício é deitar-se ereta. Suas costas devem estar inteiramente encostando o chão.  Flexione as pernas, com os joelhos para cima e levante seu corpo sem ajuda dos braços até chegar próximo aos joelhos. Repita sem deixar as costas encostarem no chão novamente.

5 – Elevação pélvica

As mulheres são o público mais sujeito a complicações posturais, como a escoliose, lordose e outros. Por conta disso, exercícios que fortaleçam os músculos das costas são essenciais para aliviar as dores e prevenir problemas posturais.

A elevação pélvica utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer os músculos das costas.

O exercício consistem em deitar com a cabeça apoiada no chão e joelhos flexionados para cima. Depois contraia os glúteos e levante as costas o máximo que conseguir. Solte devagar e repita.

Quando estiver com maior facilidade para realizar o exercício é possível deixá-lo ainda mais complexo. Quando estiver flexionado ao máximo sua coluna fique nas pontas dos pés e solte devagar até as costas e a sola dos pés tocarem o chão.

Inserir esses 5 exercícios no seu dia a dia é o suficiente para iniciar uma rotina de emagrecimento e boa forma. Antes de começar é importante fazer uma avaliação física, definir metas, medir o seu peso e medidas corporais (que é o mais importante) para conferir os resultados posteriores.

Intercalar atividades aeróbicas de alta intensidade com exercícios específicos para aumento de massa muscular é o segredo para a definição do corpo.

Ter um momento para se exercitar em casa não é somente uma prática que conquista o emagrecimento e definição corporal mais rápido, ela é capaz de garantir qualidade de vida e bem estar. Os resultados práticos são de muito mais felicidade e satisfação consigo mesma.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *